terça-feira, 31 de julho de 2012

JAC pressiona Governo para instalar fabrica no país


JAC Motors, montadora chinesa, desistiu de aumentar sua rede de concessionárias no país. Interrompeu também seus planos de fazer uma fábrica na Bahia enquanto o governo federal não baixar o decreto que prometeu desde o início do ano para facilitar a entrada de fabricantes estrangeiros no Brasil.

"O governo prometeu que baixará o decreto em agosto. Vamos esperar. Mas, sem as regras definidas, não temos como fazer a fábrica na Bahia nem aumentar a rede", diz Sergio Habib, presidente da JAC Motors no Brasil.

O decreto estenderia a montadoras com fábricas instaladas ou em construção o direito de importar automóveis com IPI reduzido, dentro de um certo limite, para viabilizar as operações no país.

SAO PAULO, SP, BRASIL, 20-12-2011, 19h10: O presidente da Jac Motors, Sergio Habib, segura uma miniatura de carro na sede da empresa, em Sao Paulo


"É natural que uma montadora que tenha interesse em se instalar no país tenha o direito de trazer um certo volume de carros importados no início da operação. De outra forma, fica inviável entrar no Brasil", diz Habib.

Hoje, os carros populares importados pela JAC Motors pagam IPI de 36,5%. Os similares nacionais pagam 6,5%. O presidente da empresa explica: "A medida foi drástica já quando adotada. Mas o dólar à época estava a R$ 1,70. Agora, com o dólar a R$ 2, a operação toda ficou muito cara. Por essa razão é que, sem o decreto do governo rebaixando o IPI, não temos como pensar em aumentar as revendas e muito menos em construir a fábrica na Bahia".

Esse anúncio da JAC Motors é mais um efeito colateral da política adotada pelo governo para o setor de automóveis em setembro do ano passado, quando aplicou um aumento de 30 pontos percentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados ao Brasil de fora do Mercosul.

A medida teve efeitos limitados. As montadoras já instaladas no país, que pressionaram pela medida, têm sinalizado com demissão de funcionários porque continuam prevendo eventual queda na demanda por causa do desaquecimento da economia.

Do outro lado, as montadoras estrangeiras que nos últimos anos instalaram grandes redes de concessionárias no país tiveram forte queda nas vendas por causa do aumento dos preços.

A expectativa da JAC Motors é que o decreto promova uma redução do IPI para seus carros importados para 6,5%. A contrapartida seria a construção imediata da fábrica na Bahia, que começaria a produzir já em 2014.

Materia Completa:  http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1127776-jac-interrompe-planos-de-expansao-no-pais.shtml

Atualizado em 02/08 - Realmente o que o Habib quer fazer é uma pressão e esta surtindo efeito pq o governador Jaques Wagner da Bahia jamais perderia a chance de ter uma fabrica de automóveis em seu Estado, a declaração do Habib fez que o Wagner fosse a Brasilia e o mesmo se reuniu com a Dilma, tudo indica que nos próximos dias o Senado aprove a medida provisória que permitira que os carros importados da China tenham a mesma alíquota de IPI dos nacionais (passando de 36,5% para 6,5%), já que a companhia está em processo de implantação de uma fábrica no país. 

Veja mais em:  http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/decreto-aguardado-pela-jac-motors-para-instalacao-de-fabrica-esta-garantido-diz-governo/

Atualizado em 08/08 - O Senado aprovou ontem à noite a MP-563, que vai gerar o Projeto de Lei 18/2012, a ser sancionado pela presidente Dilma. A tal MP, é a que dá às montadoras instaladas ou com projetos de instalação de filiais no Brasil o IPI reduzido para importação, como reclamava Sérgio Habib, presidente no Brasil da chinesa JAC Motors.